Junta de Freguesia de Ribeira Brava Junta de Freguesia de Ribeira Brava

História

Tem a São Bento um templo dedicado

Que nesta terra serve de portento

Pois quem lá vai buscar o seu sagrado

Lhe valeu o sagrado só por bento.

Os milagres que o Santo tem obrado

Não cabem em nenhum conhecimento

Pois tanto as águas seu bordão temeram

Que qual outro Jordão retrocederam


Em pleno centro do concelho, está a freguesia com o mesmo nome, Ribeira Brava. Por nunca ter sido encontrado o alvará da sua fundação, é desconhecida a data exata da sua criação. No entanto, segundo o Arquivo Histórico da Madeira, vol. XVIII, p.507, sabe-se que em 1461, D. Fernando deu ordem para que a Ribeira Brava fosse contemplada com um capelão, sugerindo que já haveria um número significativo de habitantes e dando força ao registo nas Memórias Seculares e Eclesiásticas para a Composição da História da Diocese do Funchal.1722, onde o cronista madeirense Henrique de Noronha refere que a criação da paróquia foi em 1462. A sua sede foi instituída na primitiva capela de São Bento, que sucessivamente foi acrescentada. Quanto ao dia da comemoração, na ausência do conhecimento da data exata, é tradicional atribuí-la consoante à data da festividade do orago, São Bento, a 21 de março. Sendo assim, a data de fundação oficial da freguesia da Ribeira Brava é a 21 de março de 1462. Foi das primeiras freguesias a serem criadas na ilha da Madeira e o início do seu povoamento terá tido início por volta da década de 1440. Encontra-se no centro do concelho, sem fronteiras com nenhum outro concelho, apenas rodeada pelas restantes freguesias da Ribeira Brava (Oeste pela Tabua, Este por Campanário, Norte pela Serra de Água e Sul pelo Oceano Atlântico) e assumiu desde a sua criação grande importância, sendo a sede do concelho da Ribeira Brava.

A freguesia da Ribeira Brava, com 17,50km² de área e 6232 habitantes (censos 2021), o que resulta numa densidade populacional de 356,1 hab/km². Está a uma latitude de 32.62 (32º39’) norte e a uma longitude 17.0667 (17º4’) Oeste.

Nos primórdios do seu povoamento, salienta-se o cultivo agrícola, a pesca e a criação de gado, continuando até ao dia de hoje a serem as atividades principais, juntamente com o comércio.

A Ribeira Brava, que tem a origem do seu nome na forte ribeira que atravessa a vila, é distinguida pela sua localização geográfica central, o que continua a fazer desta freguesia um local de paragem obrigatória para quem visita a localidade.

© 2025 Junta de Freguesia de Ribeira Brava. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia